FLUIR esse pode ser um caminho, pois a natureza exige impermanência e renovação para poder existir e seguir. na pele sentimos todas as forças físicas desse universo, isso graças ao nosso fluxo sanguíneo, que renovam as células e levam embora as que não servem mais. por isso, a estimulação é muito bem-vinda. esfoliar a pele não é algo tão natural que fazemos com frequência, normalmente ficamos mais preocupados com hidratar a pele, mas a esfoliação pode favorecer a melhor absorção do hidratante, por exemplo. a esfoliação renova a pele morta que muitas vezes causa a sensação áspera, ativa a circulação estimulando a renovação celular. preparar o seu próprio esfoliante corporal com ingredientes simples e acessíveis, pode ser um ritual de cuidado e bem-estar com você mesmo.
vou compartilhar a receita de um esfoliante de café com hortelã, ele estimula a circulação enquanto nutre a pele, favorecendo a saúde de dentro para fora. pode ser usado no corpo inteiro, principalmente no rosto!!
você vai precisar:
1 colher de café em pó
1 colher de farinha de aveia
óleo vegetal até chegar numa textura que pareça uma pastinha (pode ser: oliva, semente de uva, girassol…)
3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta (opcional)
o essencial no esfoliante é ter um agente esfoliador, um ingrediente granulado que faça uma leve massagem na pele e ajude a remover as células mortas. esse ingrediente deve ter um grânulo fino, tipo açúcar ou café, argilas e farinhas, pra que não seja agressivo demais com a pele. o líquido para formar a pastinha pode ser água, óleo ou chá. a mistura pode ser guardada em um potinho de vidro e tem a validade bem longa, se preferir já deixar no banheiro para lembrar de usar de 1 a 2 vezes na semana.
essa é a minha receita preferida, mas você não tem que se prender a ela. recomendo você ir testando, experimentando novos ingredientes e observando o que sua pele gosta mais 😉