Eu sempre falo que fazer sabão é uma arte, que envolve dedicação e amor. Ver toda alquimia do processo da saponificação acontecendo, saber que a glicerina nasce naturalmente e será mantida, exalar os aromas dos óleos vegetais, dos óleos macerados e óleos essenciais é pura magia. É sentir os benefícios do uso na nossa pele, na alma que refletem no meio ambiente.

E quais as diferenças dos sabonetes convencionais para os naturais? Os sabonetes industrializados a maioria são feitos com sebo animal (uma gordura super barata ou as vezes sai até de graça) e detergente sintético, eles também adicionam corantes artificiais, fragrância sintética e antioxidantes perigosos. Sem falar que muitos retiram a glicerina para ser vendida separadamente. A glicerina é um subproduto do sabonete, se forma naturalmente no processo de saponificação, ela auxilia na hidratação da pele, preservando a sua umidade natural. Algumas empresas anunciam seus sabonetes dizendo: sabonetes glicerinados, mas acabamos de descobrir que a glicerina nasce naturalmente em qualquer sabonete, ela é fruto do processo, que não deveria ser retirada e muito menos anunciada como se fosse algo especifico daquela empresa. Mas muitas acabam apelando mesmo. O sabonete industrializado nada tem de saudável e ecológico, polui os rios e prejudica a vida marinha, demora para ser degradado pela natureza, prejudicam a nossa saúde, destruindo nosso equilíbrio hormonal, já que muitas das substâncias presentes nos sabonetes são cumulativos. Esses sabonetes tem alto poder de limpeza, retira em excesso nosso sebo natural, que é a proteção da nossa pele, deixando-a muito exposta, onde surgem as famosas dermatites, alergias, coceiras e descamação.

Por esses motivos todos que convido você para saber um pouquinho mais sobre os benéficos e a experiência de usar sabonetes naturais. Os sabonetes naturais, são feitos com óleos e manteigas vegetais, coloridos com argilas ou especiarias em pó, perfumado com óleos essenciais 100% naturais, então podemos falar também que um sabonete natural é biodegradável, pois não vai poluir nossas águas e nem o meio ambiente. Os sabonetes naturais elaborados por saponificação artesanal mantêm a glicerina original formada durante o processo. Por isso nos primeiros usos já conseguimos sentir a diferença em nossa pele, pois, eles limpam nossa pele com delicadeza, removem o excesso de oleosidade, mas não retira nosso sebo natural que protege nossa pele.

Mas talvez você já tenha se espantado, ou vai se espantar agora ao saber que sabonetes naturais são feitos com soda caustica. TODO sabonete é feito com soda caustica (hidróxido de sódio), não existe sabonete sem uma substância alcalina (geralmente hidróxido sódio, potássio para sabonetes líquidos ou cinzas), diluído em água, formando a lixívia. Resumindo seria: GORDURA + LIXÍVIA = SABÃO + GLICERINA. O que acontece é que, se a reação foi bem feita, bem calculada, no final a soda desaparece. Estamos falando de uma reação química a onde vai ocorrer transformações.

Os sabonetes produzidos com elementos da natureza, são facilmente degradados quando chegam nas águas, existem muitos microrganismos capazes de fazer essa função. Já os sabonetes que contém detergentes sintéticos, os microrganismos não consegue degradar todas as suas substâncias, além do mais a espuma que se forma na superfície da água impede a entrada de oxigênio, essencial para a vida dos peixes :-/

Na medicina Ayurvédica diz que podemos passar na pele o que podemos comer. Isso me serve de parâmetro e me ensinou a ser mais seletiva, mais atenta para os cuidados com meu corpo. Há tempos a natureza vem nos sinalizando a despertar esse olhar, há tempos ela vem nos mostrando que se a gente não se atentar para esse cuidado com a gente mesmo que consequentemente se estende para a natureza, ela não vai dar conta, alias já não está dando, podemos começar devagarzinho é passinho de formiguinha mesmo, são pequenas mudanças mas que tenho certeza que já ajudam e muito.

Beijos no coração,

Nágila

E está nascendo o curso online de medina ancestral e cosmética natural, em breve será lançado. Vamos aprender juntos formas de cuidar do nosso corpo de maneira mais natural. Para quem quiser receber em primeira mão quando ele for lançado é só deixar seu email aqui 😉

Curso de medicinas ancestrais e cosmética natural

REFERÊNCIAS

– Plantas e produtos vegetais em cosmética e dermatologia. Fundação Calouste Gulbenkian. A. Proença da Cunha. 2015

– E-book: A arte da saboaria natural. Monas Soares.

– Essências e alquimias: um livro sobre perfumes. Rocco. 2006