O cultivo de plantas e cuidado com a terra sempre esteve muito ligado as mulheres. Na observação atenta aos processos naturais e cósmicos, as mulheres desenvolveram um conhecimento valoroso sobre seus corpos, ritmos, ciclos e adotaram hábitos de cuidarem de si mesmas a partir dos recursos da natureza que as envolviam. Por muitos anos o tratamento dos desconfortos da menstruação, ciclos longos, ausência de ciclo, cólicas, inchaço, menopausa, fecundidade, eram tratados com as ervas medicinais em sintonia com a força de cada lua, a natureza lunar sempre foi a força e a sabedoria das mulheres.
E em conexão com tudo isso, quero compartilhar um banho de ervas para aproveitar toda a energia e expansão que a lua cheia traz pra nós. A lua cheia é o ápice da luz, as noites são iluminadas. A energia dessa lua é de força, potência, celebração, podemos sentir nossos sentimentos mais aflorados. É uma ótima lua para colher ervas aromáticas, seu aroma e gosto ficam mais acentuados : )
Então, pensei num banho para trazer equilíbrio para o nosso feminino, e as ervas que tocam meu coração nesse momento é a sálvia e artemísia <3
SÁLVIA (Salvia officinalis L.)
muito usada na culinária, mas também amplamente usada para fins fitoterápicos e ritualísticos. É a erva da sabedoria e ancestralidade. Tem forte ligação energética com os orixás anciões (Obaluiyê, Oxalá e Nanã). Para quem usa a sálvia num banho de ervas vai sempre experimentar a sensação e percepção de “pés no chão”, aterramento, equilíbrio e sabedoria. É também muito usada para tratamentos no útero, nosso portal da vida.
ARTEMÍSIA (Artemísia vulgaris L.)
considerada a erva da mulher, ajuda a mulher a se integrar com seu corpo e sensibilidade. Seu nome tem origem da deusa Ártemis, na mitologia grega Ártemis é a deusa da lua. Essa poderosa erva nos ajuda a ter a conexão com os nossos instintos, a gozar das diversas mulheres que podemos ser nos diferentes ciclos. Nos da a luz em direção ao desconhecido. Na entrada de poderosos portais que as vezes precisamos atravessar a artemísia estará sempre na porta, nos esperando e estendendo a sua mão.
PREPARO
As ervas podem ser secas ou frescas para fazer seu banho. Coloque água em uma panela, ferva a água, desligue o fogo e adicione as ervas. Deixe descansar por cerca de 10 minutos. Coe e aguarde chegar numa temperatura adequada para o banho.
Muito importante se conectar, ativar os poderes das ervas, direcionar as suas intenções com esse banho, como dizia minha querida vó: quem não sabe o que quer, qualquer caminho é válido. Então, faça desse ritual algo prazeroso, que aqueça seu coração, respeite cada elemento ativo e vivo que existe em cada erva que eu tenho certeza que esse banho poderá ser transformador!
Com carinho,
Nágila